Connheça Nossos Conselheiros

Sociedade:



Creusa Maria de Viveiros - Elaine Matilde Resende -Selma Lúcia da Silveira - Luciana Antunes Henriques -Giovani Antunes Campos (Vice-Presidente) - Maria Madalena Teixeira -Gislene de Fátima B. Teixeira - Oromar Salomé de Miranda - Marlene Vieira de Rezende - Mariana Pôssas Fernandes







Governo:



Cíntia Oliveira Resende - Pérola Cristina -Elizabeth ap. S. Albuquerque (Presidente)- Vanda Lúcia Godinho - Otacílio Carlos Nasc. Júnior - Celma Rosania Gonçalves Mendes -Irene Ferreira Brosseguini - Rafaela Josiane da Silva



Secretária Executiva: Nícia da Silva



terça-feira, 14 de junho de 2011

Qual o Papel do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) ?

O CRAS é um espaço público e se destina a proteção social básica, deve garantir aos usuários o acesso aos seus direitos básicos com o referenciamento.
O Centro de Referência deve mapear todo o seu território, para saber quantas escolas possui, quantas crechés, quais serviços de recreação, de profissionalização, de lazer possui o território. Cada CRAS tem que ter conhecimento do que se passa em seu território, quem são os atores do território, quem dirige as Escolas, os centros de apoio.
Mas ao CRAS não basta o mapeamento e conhecimento das pessoas a quem referenciar os indivíduos é necessário sair a campo, realizar reuniões nas Escolas, nas ruas, nos becos, enfim é preciso interagir com a população, realizar o cadastro de todas as famílias, ainda que não procurados.
A busca Ativa é o maior instrumento de trabalho do CRAS, e esta ferramenta é uns dos principais instrumentos de efetivar a proteção social básica, é perceber que existem famílias oprimidas por uma privação que faz necessário a visita "in loco" constante, e não apenas quando se tem notícias.
Improtante registrar como dizem especialistas que o CRAS não é local de "despacho", não pode haver folha pronta de encaminhamento, não é local de bater carimbo e mandar o usuário buscar seu direito. O CRAS deve alcançar os direitos para seu público. O acompanhamento do caso é fundamental para o trabalho de referência. É abominável a falta de acompanhamento pelo profissional e o simples envio de comunicação ao juízo em caso de adolescente que estão em LA, PSC e MSE.
O CRAS principalmente deve atentar-se para a investigação dos fenomenos da pobreza. Não é esperar a população e sim ter o comando do processo.
Oportuno frisar que o CRAS é o espaço do profissinal da Assistência Social, do Psicólogo, do Pedagogo e outros, devendo haver harmonia nos trabalhos, buscando ainda a intersetorialidade.
Os grupos de trabalho que envolve a participação da comunidade é importante espaço para efetivar a convivência comunitária, quebrar preconceitos. Aproveitar a recreação para discutir temas que não são do cotidiano das familias em seus lares, e não ter a recreação como fim.
O CRAS pode gastar recursos para garantir o descolcamento das pessoas até o atendimento necessário.
Como Centro de Referência da Assistência Social deve estar preparado com todos os equipamentos de referência a postos com a finalidade de atender a proteção social básica da população de seu território.

Nenhum comentário:

Postar um comentário